Portal EmDiv

:: Quinta-feira, 31 de Julho de 2014 ::
    Tamanho das Letras
    • Aumentar Letras
    • Tamanho Padrão
    • Diminuir Letras

    Compartilhar Isso!

    AddThis Social Bookmark Button

    Óbidos - Cidade Histórica no Pará

    Fundada a partir da necessidade de fortificar o rio Amazonas no ponto de sua menor largura, Óbidos tem nesse fato geográfico sua principal atração.

    Óbidos é uma cidade histórica e porto fluvial do estado do Pará. A 1.100km de Belém por via fluvial, situa-se na margem esquerda do rio Amazonas, perto do ponto em que este recebe as águas do rio Trombetas.

    A cidade se desenvolveu a partir de 1697, quando o capitão-general português Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho ali construiu o forte Pauxis. No mesmo ano, frades capuchinhos fundaram no local a aldeia de Pauxis, que em 1758 passou a ser a vila de Óbidos. Elevada a cidade em 1854, Óbidos foi muito prejudicada pela cabanagem, movimento que irrompeu na província do Grão-Pará contra o domínio português.

    Junto à cidade fica o desfiladeiro de Óbidos, ponto em que o Amazonas se comprime em garganta de 1.892m de largura e a profundidade chega a seu máximo, oitenta metros. Em épocas de enchente a correnteza ganha alta velocidade. Castanha-do-pará, coco de babaçu, sementes oleaginosas e seringueiras são algumas das riquezas naturais da região. Entre os eventos da cidade destacam-se a festa folclórica do boi-bumbá, em junho, e a festa de Santana, padroeira da cidade, em julho.

     

    Pesquisa

    Publicidade

    RSS