Portal EmDiv

:: Sábado, 25 de Outubro de 2014 ::
    Tamanho das Letras
    • Aumentar Letras
    • Tamanho Padrão
    • Diminuir Letras

    Compartilhar Isso!

    AddThis Social Bookmark Button

    Monte Everest - O Mais Alto do Mundo

    No coração do continente asiático, cercado de imponentes montanhas, encontra-se o teto do mundo, o monte Everest, cujo nome tibetano é Chomolungma, que significa "deusa mãe da Terra".

    O Everest, cuja altitude é de 8.848m, está situado na fronteira entre o Tibet (China) e o Nepal, na cordilheira do Himalaia. O nome internacional do monte, antes conhecido como pico XV, foi popularizado pelo britânico George Everest, que em 1841 determinou sua altitude por meio de medições trigonométricas. Essa cadeia de montanhas surgiu durante o mioceno (período terciário), como resultado da compressão e do dobramento causados pela convergência do subcontinente indiano e do planalto tibetano sobre o vale sedimentar que cobria a região. Movimentos pós-paroxísticos de reajuste posterior ergueram o Everest até sua altura atual.

    Embora o gelo cubra suas encostas, o pico se vê livre de neve no inverno, em virtude dos fortes temporais do nordeste. Entre as numerosas geleiras que se espalham em suas vertentes, destacam-se a Kangshung, a Rongbuk, a Pumori e a Khumbu. Os rios mais expressivos que nascem nessa impressionante muralha são o Dudh Kosi e o Rong Chu, cujos vales são utilizados como caminhos para chegar aos cumes.

    A partir de 5.800m, a vida animal e vegetal acha-se ausente, em virtude dos fortes ventos, das baixas temperaturas e das tempestades de neve estivais. Em 1852, o serviço de topografia britânico da Índia declarou que o Everest era o ponto mais alto do planeta. Houve, porém, controvérsias sobre a altura exata, até que em 1953 a expedição do britânico John Hunt resolveu o problema. Em maio do mesmo ano, o neozelandês Edmund Hillary e o nepalês Norgay Tenzing alcançaram o cume pela primeira vez.

    Matéria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Novembro 2011

    Para assinar a edição Amazon Kindle acesse a Kindle Store:

    http://www.amazon.com/EmDiv-Portuguese-Edition/dp/B0051W0G7E

     

    Pesquisa

    Publicidade