Portal EmDiv

:: Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014 ::
    Tamanho das Letras
    • Aumentar Letras
    • Tamanho Padrão
    • Diminuir Letras

    Compartilhar Isso!

    AddThis Social Bookmark Button

    Ecossistema e os Biomas do Mundo

    Os ecossistemas podem ser em pequena escala, cobrindo uma área pequena, como um lago, ou em grande escala cobrindo uma grande área, como uma floresta tropical.

    O mundo está dividido em dez grandes ecossistemas e são definidos por fatores como clima, relevo, geologia, solo e vegetação.

    Estes ecossistemas em larga escala são chamados biomas.

    Os principais biomas do mundo são:

    Florestas tropicais - são encontradas perto do equador na América Central e do Sul, partes da África e Ásia. Elas são quentes e úmidas e contêm uma enorme variedade de plantas e animais - cerca de metade de todas as espécies do mundo. As árvores são na maioria de madeira de lei. O clima é chamado equatorial.

    Savanas - são quentes e secas, dominadas por gramíneas, arbustos e árvores ocasionais. Elas têm duas estações distintas - uma estação seca, quando grande parte da vegetação morre, e uma estação chuvosa, quando ela cresce rapidamente. Elas são encontradas no centro da África (Quênia, Zâmbia, Tanzânia), Austrália do norte e do Sul e América Central (Venezuela e Brasil).

    Desertos - é a mais seca e mais quente das áreas. As maiores regiões desérticas situam-se na África, o deserto do Saara e na Ásia, deserto de Gobi.

    Chaparral - possui clima temperado ameno, e são encontrados ao redor do Mar Mediterrâneo, na Califórnia - EUA, México, Chile e Costa Meridional da Austrália.

    Campos temperados - são dominados por grama e árvores, os arbustos grandes são escassos. Seu clima é temperado continental - ameno, com chuvas moderadas. São a exemplos a Puszta na Hungria, o Veldt na África do Sul, os Pampas na Argentina e as pradarias dos EUA.

    Florestas temperadas - são características por possuir as quatro estações bem definidas e são encontradas no centro da Europa, leste da Ásia e dos EUA. O clima é ameno e úmido, chamado temperado.

    Florestas de coníferas ou Taiga - com árvores perenes, são encontradas na Escandinávia, Rússia e Canadá. Têm clima frio e chuvas moderadas. No inverno seu solo congela e no verão geralmente se descongela totalmente

    Zonas de montanhas - podem ser muito frias à noite e durante o inverno. A estação de crescimento é curta e em níveis mais altos não crescem árvores.

    Tundra - envolve os pólos norte e sul. Possui clima extremamente frio, com um número limitado de plantas e animais capazes de sobreviver ali. Possui apenas duas estações, um longo inverno com noites contínuas e verão curto.

    Matéria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Agosto 2011

    Para assinar a edição Amazon Kindle acesse a Kindle Store:

    http://www.amazon.com/EmDiv-Portuguese-Edition/dp/B0051W0G7E

     

    Pesquisa

    Publicidade