O mundo é um lugar cheio de belezas naturais, culturas diversas e oportunidades de aventura. Mas também há lugares que oferecem riscos e desafios para quem se atreve a visitá-los. Neste artigo, vamos conhecer alguns dos lugares mais perigosos do mundo, que podem ser evitados ou explorados com muito cuidado.
Camino a los Yungas, Bolívia: a pior estrada do mundo
Considerada “a pior estrada do mundo”, o Camino a los Yungas liga a região de Los Yungas a La Paz, capital da Bolívia. A Estrada da Morte, como também é conhecida, foi aberta em 1930 na lateral de imensas cordilheiras bolivianas, chegando a mais de 4 mil metros de altura. A via de mão única tem 65 quilômetros de extensão e é extremamente estreita, variando entre 4 e 7 metros de largura. De dentro dos carros, o que se vê é: de um lado a montanha, do outro, o vazio do abismo. Até 2007, a estrada era a única ligação entre La Paz e a região de Yungas – sendo responsável pela morte de cerca de 250 pessoas todos os anos, vítimas de acidentes de carro e ônibus. Até hoje, a via é desafiada por motoristas, motociclistas e ciclistas… mas bem, se você não é da turma dos mais corajosos, melhor passar essa aventura, né?
Ilha Ramree, Birmânia: lar de crocodilos
Na Birmânia, país do Sudeste Asiático, há um lugar que foi o palco do maior ataque de crocodilos do mundo. Os pântanos da Ilha Ramree abrigam répteis gigantes, que podem atingir até 7 metros de comprimento e pesar uma tonelada! Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de mil soldados japoneses foram obrigados a atravessar esta região cheia de crocodilos de água salgada. Alguns não sobreviveram devido a doenças tropicais, outros morreram sufocados pela lama. A maioria, no entanto, foi devorada pelos animais.
Ilha da Queimada Grande, São Paulo
E o Brasil não fica de fora, não! A Ilha da Queimada Grande, no litoral de São Paulo, é um dos lugares mais perigosos e restritos do mundo. Ali vivem pelo menos 2 mil serpentes da espécie Bothrops insularis, mais conhecida como jararacas ilhotas. Acredita-se que elas ficaram presas ali quando o aumento do nível do mar desconectou a ilha do continente. Os biólogos do Instituto Butantan são as únicas pessoas que desembarcam na Ilha Queimada Grande. Aliás, veja nosso post com 22 lugares proibidos, que provavelmente você nunca poderá visitar.
Jardim Venenoso de Alnwick, Inglaterra
O Jardim Alnwick é uma das atrações mais belas do norte da Inglaterra: são hectares de plantas coloridas, que convidam os visitantes a uma longa caminhada entre fileiras de rosas perfumadas, arbustos milimetricamente esculpidos e fontes de água. Mas nem tudo são flores por ali… Dentro dos limites do Alnwick, cercado por grades e fechado por portões de ferro, está um jardim bem diferente. O Jardim Venenoso reúne cerca de 100 espécies de plantas letais para os humanos. Entre elas estão as famosas cicuta e beladona – usadas como venenos desde a antiguidade – além de outras menos conhecidas mas igualmente mortais. O acesso ao jardim é controlado e os visitantes devem seguir as orientações dos guias para não tocar ou cheirar as plantas.
Sentinela do Norte, Índia: ilha proibida
A ilha Sentinela do Norte está situada nas Ilhas Andaman e é considerada um dos lugares mais perigosos do mundo para os turistas visitarem. Os nativos deste lugar têm vivido de maneira tradicional e negaram todas as formas possíveis de se conectar com o mundo exterior. Eles são extremamente hostis a qualquer visitante e atacam com flechas e lanças quem se aproxima da ilha. O governo indiano proibiu qualquer contato com os sentinelas, que são estimados em cerca de 100 indivíduos. A ilha é protegida por uma zona de exclusão de 5 quilômetros ao redor, para preservar a cultura e a segurança dos habitantes.
Tailândia: país da violência
Apesar de ser conhecida por suas paisagens paradisíacas e cultura fantástica, a Tailândia também figura na lista dos países mais perigosos do mundo para turistas. Isso porque algumas províncias, como Songkhla, Yala, Narathiwat e Pattan, localizadas no sul do País, possuem índices altíssimos de violência, especialmente homicídios. Além disso, a Tailândia também sofre com ataques terroristas, tráfico de drogas e exploração sexual. Os turistas devem ter cuidado ao visitar o país e evitar as áreas de conflito.
Afeganistão: país em guerra
O Afeganistão é um dos países mais perigosos do mundo para visitar em 2023, segundo o Travel Risk Map. O país está em guerra há décadas e enfrenta conflitos entre o governo, os talibãs e outros grupos armados. A situação de segurança é instável e imprevisível, com ataques frequentes a alvos civis e militares. O risco de sequestro, extorsão, assalto e minas terrestres é alto. Além disso, o país tem problemas de infraestrutura, saúde e direitos humanos. O governo brasileiro recomenda que os cidadãos evitem viajar para o Afeganistão, a menos que seja estritamente necessário.
Estes são alguns dos lugares mais perigosos do mundo, que podem ser fascinantes para alguns, mas assustadores para outros. Se você gosta de emoções fortes, talvez se interesse por elas. Mas se você prefere algo mais tranquilo, há muitas outras opções de destinos incríveis pelo planeta.