CotidianoModa/Estilo

Onde se iniciou a moda?

A moda é uma forma de expressão que acompanha os hábitos, a cultura e o estilo de vida das pessoas ao longo da história. Mas você sabe onde e quando a moda surgiu? Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre a origem e a evolução da moda pelos séculos.

O que é moda?

A palavra moda vem de “modus”, no latim, que significa “costume”. A moda esteve presente desde o começo da humanidade, quando era apenas uma necessidade de proteção. Isto é, se proteger da nudez, e contra o frio. Destarte, nesse período a moda representava algo natural e inconsciente que buscava expressar diversos símbolos e significados.

Além disso, ao passar do tempo, surgiram leis que regulavam hábitos de consumo e regras de vestimenta da população. Desse modo, servia como forma de dividir a hierarquia social, deixando explícito as funções de cada grupo na sociedade.

Portanto, a moda representa algo além de apenas roupas. Logo, ela retrata o estilo de vida, a linguagem verbal e a cultura de um povo. Consequentemente se tornou uma das maiores formas de expressão e identidade. Visto que, se baseia em algo visual, que fica bastante explícito. Pois, cada traje carrega consigo as histórias de gerações e dos momentos vividos ao longo da história.

O surgimento da roupa

De acordo com antropólogos, o surgimento da roupa está diretamente ligado à necessidade do ser humano de esconder a nudez e também, se proteger do frio, chuva ou calor. Dessa forma, a pele de animais começou a ser usada para confeccionar as roupas. E, com o passar do tempo, as roupas foram sendo aperfeiçoadas.

Por exemplo, o surgimento da tecelagem na Mesopotâmia. Onde as roupas eram usadas enroladas ao corpo, sendo possível tingir o tecido de diferentes cores. Já no Egito, as roupas serviam para definir a identidade e o poder, além de diferenciar cada grupo social.

A moda no renascimento europeu

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.

A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres. A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.

A revolução industrial e a alta costura

Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais. A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.

No entanto, mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

A moda nos dias atuais

Hoje em dia, a moda é um fenômeno global que envolve diversos setores da economia e da sociedade. A moda é influenciada por fatores como tecnologia, mídia, arte, política e comportamento. A moda também é uma forma de expressar individualidade e personalidade.

A moda atual é marcada pela diversidade e pela rapidez das mudanças. As tendências são lançadas constantemente por grandes marcas e celebridades, mas também há espaço para a criatividade e a originalidade de cada um. A moda é, portanto, uma forma de comunicação e de cultura que reflete o tempo em que vivemos.

Postagens Relacionadas
Moda/Estilo

O que usar com sandália rasteira?

Se você é uma amante de moda, com certeza já se deparou com a dúvida: o que usar com sandália…
Leia Mais
Moda/Estilo

Qual o modelo de blusa que combina com calça flare?

Se você é apaixonado por moda e adora ousar em combinações estilosas, com certeza já se deparou…
Leia Mais
Moda/Estilo

Como ficar elegante com rasteira?

Em um mundo onde a elegância muitas vezes é associada aos saltos altos e sapatilhas chiques, a…
Leia Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *